Matsuri Dedetizadora, Desentupidora e Caça Vazamentos

Tipos de Pragas


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Home Baratas
Baratas PDF Imprimir E-mail

Baratas

A barata é uma das pragas urbanas mais asquerosas de todas, elas danificam mercadorias, alimentos, tecidos, papeis, além de contribuir muito para a transmissão de doenças.

As baratas existem na terra há cerca de 350 milhões de anos, são ativas a noite e  se escondem na presença das pessoas. Assim, á noite elas se sentem protegidas para agir e andar pelos locais á caça de alimentos expostos. Elas caminhão sobre tudo que vêem ,copos, pratos, panelas, talheres, armários, camas, espalhando bactérias.

As baratas Periplaneta Americana, Periplaneta Australasiae e Blatta Orientalis são as maiores e chegam a medir de 2 a 4 cm de comprimento. São arredias e vivem em ambientes amplos. Já a Blattella Germânica é a menos das espécies, porém com um alto poder de proliferação.

Entre estas espécies estão às baratas voadoras, que vivem e se proliferam nos esgotos, caixas de inspeção, galerias de águas pluviais e nas tubulações elétricas.

Reprodução:

As baratas são altamente prolíficas, seu desenvolvimento é chamado de hemmetabólico. Seus ovos nascem dentro de ooteca tipo uma bolsinha, cada espécie de barata produz uma quantidade diferente de ninfas. Para a eclosão dos ovos é importante ter calor e umidade. Após a eclosão, surgem pequenas ninfas, estas ninfas passarão por aproximadamente sete fases até atingirem a fase adulta e ficarem prontas para um novo ciclo reprodutivo.

Em uma única ooteca da espécie Blattella Germânica pode conter 48 ninfas, que em um mês no máximo estarão na fase adulta. Uma fêmea pode produzir aproximadamente 400 mil descendentes em apenas um ano. Esta espécie é considerada a inimiga número um das residências.

Estas baratas são responsáveis por transmitir doenças gastrointestinais e do trato respiratório, bem como pelas infecções hospitalares.
As baratas passam 75% do seu tempo alojadas em frestas, no interior de armários, dentro de equipamentos eletroeletrônicos, em esgotos, etc. Elas saem para buscar alimentos no período noturno, uma vez que são avessas a luminosidade.

As baratas possuem um aparelho bucal mastigador com fortes mandíbulas, possibilitando alimentar-se de qualquer substância de origem animal ou vegetal.

As baratas oferecem um grande desafio em seu controle devido o seu poder reprodutor elevado.

Ciclo de Vida das Baratas

Ciclo de Vida das Baratas

Dicas Úteis

  • Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que entre em sua casa e possa estar servindo de transporte ou abrigo às baratas e suas crias;
     
  • Limpar o local total e cuidadosamente, bem como todos os pertences nele inclusos (fornos, armários, despensas, eletrodomésticos, coifas, sob pias) ou onde possa ocorrer acumulo de gordura e restos alimentares;
     
  • Manter caixas de gordura limpas e usar agentes biológicos biodegradáveis, à venda em lojas de material de construção.
     

Barata Periplaneta AmericanaBarata Blatta OrientalisBarata Periplaneta Australasiae

 


Rua Giambatista Vico, 237 - Cidade Dutra - São Paulo - SP - 04831-060 - Brasil / Tel.: (11) 2367-0159 Fax:(11) 2367-3806