Matsuri Dedetizadora, Desentupidora e Caça Vazamentos

Tipos de Pragas


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Home Cupins
Cupins PDF Imprimir E-mail

Cupins

 

Geralmente ao entardecer dos dias quentes em algumas épocas do ano, podemos observar as revoadas de cupins ao redor de um ponto luminoso, as formas aladas dos cupins se mostram nos ambientes formando grandes nuvens, Aparentemente inofensivos, os cupins perdem as asas, caem no solo, juntam-se em pares e iniciam a busca em alguma parte do ambiente humano para a construção de um novo ninho.

Já estabelecidos, copulam e a fêmea realiza a primeira postura. A partir daí, iniciam a demonstração do fantástico potencial de organização social, gerando castas com indivíduos morfologicamente diferenciados em operários, soldados, reis e rainhas, que irão desenvolver funções específicas.

 


Ciclo de Vida do Cupim

Ciclo de Vida do Cupim


Organização Social do Cupim

Os cupins vivem em sociedade altamente eficiente e organizada. Infelizmente esta organização e eficiência causam fortes danos ao patrimônio.
Os operários são os indivíduos encarregados da construção e da manutenção do ninho e das galerias ou túneis de forrageamento. Entretanto, a principal função desta casta é buscar no ambiente a celulose (principal fonte alimentar dos cupins), preparar e oferecê-la a todos os indivíduos da colônia. No desempenho das funções, os operários são considerados os grandes inimigos do homem, pois na busca da celulose, causam sérios prejuízos econômicos.

 


Operário

Cupim OperárioOs soldados são estéreis e cegos, são  indivíduos cuja única função é realizar a proteção do ninho e de todos os demais membros da colônia.

Em seu estágio final os soldados apresentam uma cabeça grande com fortes mandíbulas. São geneticamente programados para proteger a colônia contra o ataque de inimigos externos como as formigas.
 


Soldado

Cupim Operárop

Os reis e as rainhas são as castas sexuadas necessárias à reprodução e conseqüentemente à perpetuação da espécie. o Rei e a Rainha são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos.

Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.


 


Rainha - Rei

Cupim Rei e Rainha


Milhares de ovos são produzidos anualmente pela rainha e são cuidados pelos operários. Dos ovos nascem as ninfas, que são alimentadas por substância regurgitada pelos operários.

Passam por uma série de estágios de crescimento antes de pertencerem a uma das castas.

 

 

 


Ovos

Ovos de cupins gerados pela rainha.

Ovos de cupim

 

 

 


 


Reprodutor de substituição

Reprodutor de Substituição

Em caso de morte do rei ou da rainha este individuo fica responsável em substituí-los.
 


Revoada

Cupim Revoada

A revoada Ocorre quando os reprodutores com asas (siriris) deixam a colônia. Operários os ajudam a percorrer os túneis até a saída. Não conseguem voar grandes distâncias e caem rapidamente no solo.

Arrancam suas asas e formam casais.



 


Casal

Cupim Casal

 

O casal recém-formado encontra um local apropriado para formar sua própria colônia como rei e rainha.

O ciclo de vida dos cupins se repete quando a rainha começa a postura de ovos que se tornarão ninfas, operários, soldados ou reprodutores.



 


As Espécies mais predominantes

Existem mais de 500 espécies de cupins no Brasil e predominantemente temos nas áreas urbanas grandes incidências das seguintes espécies:

  • Cupim subterrâneo ou cupim de solo (Coptotermes Gestroi)

Cupim Subterrâneo

O Cupim de solo constrói colônias freqüentemente abaixo da superfície do solo, atacando as madeiras que estão em contato direto com solo e alvenaria das construções. Fazem seus ninhos em lajes, redes hidráulicas e condutores elétricos, sem nenhum contato com o solo. A ligação entre a colônia e a fonte de alimentos (celulose) pode ser feita por meio de túneis em vários componentes como pisos, paredes, cordões de gesso, mesmo que o ninho esteja localizado a dezenas de metros da área construída.

Dos insetos que andam em grupo, este é o que tem o maior poder de destruição às estruturas em madeira, com seus ninhos geralmente no solo. Os que têm asas medem apenas 1,3 cm de comprimento. Soldados operários medem 0,6cm de comprimento.

 

Infestação de cupim - Caminhos de cupim de solo

Infestação Cupim de Solo

 


  • Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis)

Cupim de Madeira Seca

Esses cupins nidificam dentro das próprias peças de madeira das quais se alimentam. A denominação cupim de madeira seca advém do fato de essas madeiras apresentarem um teor de umidade relativamente baixo. O ataque é percebido principalmente pelo acúmulo de resíduos em forma de pequenos grânulos encontrados junto à peça atacada. Uma colônia de cupins de madeira seca possui um número de indivíduos bem menor quando comparado aos subterrâneos. O ataque nesse caso se processa de forma mais lenta.

Com aproximadamente 0,9 cm, este inseto geralmente só é notado quando já causou enormes prejuízos. Os cupins adultos, nos meses mais quentes do ano, saem em revoada perdendo as asas em volta de lâmpadas acesas.
 

Infestação de cupim - Pó da ação do cupim de madeira seca

Pó de Madeira Seca

 


Rua Giambatista Vico, 237 - Cidade Dutra - São Paulo - SP - 04831-060 - Brasil / Tel.: (11) 2367-0159 Fax:(11) 2367-3806