Matsuri Dedetizadora, Desentupidora e Caça Vazamentos

Tipos de Pragas


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Menu Principal


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/dedetizadoramatsuri/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99

Home Formigas
Formigas PDF Imprimir E-mail

Formigas

Há no Brasil cerca de 2 mil espécies de formigas, das quais entre 20 a 30 são consideradas pragas urbanas por invadirem alimentos armazenados, plantas e materiais domésticos.

A maioria alimenta-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretados por certos insetos.

Algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos e outras de fungos cultivados a partir de folhas vegetais. Podem se defender através de um aparelho inoculador de veneno, podendo provocar reações alérgicas cuja gravidade depende da sensibilidade, local e número de ferroadas.

Cada colônia é constituída por três formas distintas: rainhas, machos e operárias. As rainhas são maiores que os demais indivíduos da colônia e são aladas; em algumas espécies podem viver vários anos.

Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento.

As operárias são fêmeas estéreis, não possuem asas e constituem a grande maioria de indivíduos da colônia.

Machos e rainhas são produzidos na colônia em grande número, geralmente na primavera, quando saem dos ninhos e realizam o vôo nupcial.

Logo após o acasalamento, o macho morre e a rainha inicia uma nova colônia ou retorna a uma já estabelecida. Ela elimina suas asas após o vôo, encontra um local para construir o ninho e colocar os ovos.

Esta primeira cria é alimentada pela rainha e é formada exclusivamente por operárias, que são sempre estéreis.

Depois que as operárias surgem, passam a realizar todo o trabalho da colônia: construção e defesa do ninho, cuidado com a prole, coleta de alimento, entre outros. A partir daí, a função da rainha passa a ser unicamente a postura de ovos.

Principais Espécies de Formigas Urbanas

Tapinoma melanocephalum

 

Tapinoma melanocephalum:

Também chamada de formiga fantasma a Tapinoma melanocephalum é comumente encontrada em árvores doentes, madeiras em decomposição.

Tem como principal característica o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas, preferencialmente infestando alimento rico em açúcar.

 

 

 

 

 

 


 


Camponotus SPP

Camponotus SPP:

É também conhecida como formigas carpinteira, fazem o ninho em cavidades do solo, em árvores vivas ou mortas, batentes de janela, portas, assoalhos e podem infestar aparelhos eletrônicos.

Preferem substâncias adocicadas, mas podem alimentar-se até de pedaços de carne e ovos. Saem em vôo nupcial.

Podem apresentar operárias de vários tamanhos; colorido do amarelo ao preto; produzem som ao movimentar-se dentro da madeira.

 

 

 

 

 

Wasmannia Auropunctata

 

Wasmannia Auropunctata:

Também conhecida como a pequena formiga do fogo é caracterizada pelo seu pequeno tamanho (em media 1.5mm) e pela sua cor castanho-dourado.

Mas são também conhecidas pela sua dolorosa picada desproporcionais ao seu tamanho.

Estas são o tipo de formiga que ninguém gostaria de ter por perto.

 

 

 

 

 

 

 

Linephithema Humile

 

Linephithema Humile:

Chamada de formiga Argentina, quando ocorrem em edifícios sua população pode aumentar muito e é comum ver rainhas na trilha do forrageio. Não apresenta vôo nupcial.

Fazem ninhos perto das fontes de água e de alimento, como pias, vasos de plantas e encanamentos e expulsam outras espécies do seu território.

As operárias são do mesmo tamanho e sua cor varia do marrom claro ao marrom escura e apresentam um nó na cintura.

 

 

 

 

Ciclo de Vida das Formigas

Ciclo de vida das Formigas

Dicas Úteis

  • Deixar os locais limpos sem restos de alimentos, especialmente doces;
     
  • Vedar muito bem potes de alimentos;
     
  • Colocar açúcar em pote hermeticamente fechado;
     
  • Quando houver formigas, seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem com massa, principalmente na junção de azulejos, batentes e quaisquer frestas;
     
  • Se o formigueiro estiver na terra, proteger pés e pernas e ir jogando água fervente e cavando até achar bolinhas brancas (ovinhos). Jogar água fervendo com sabão.
 


Rua Giambatista Vico, 237 - Cidade Dutra - São Paulo - SP - 04831-060 - Brasil / Tel.: (11) 2367-0159 Fax:(11) 2367-3806